Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77)3485-2733

  • E-mail

    chicadoptcnn@gmail.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 14:00 horas.

    Praça Deputado Henrique Brito, 344, Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Outros
Prefeitura de Carinhanha presente na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias
06/09/2023

De 30 de agosto a 01 de setembro, Belém do Pará se tornou palco para um evento de relevância internacional, a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Neste encontro, um destaque brilhou na representação de Carinhanha: Valéria Pôrto, diretora de Inclusão Produtiva para as mulheres, da Secretaria de Agricultura, ativista quilombola e Engenheira Agrônoma, da comunidade quilombola de Pau D'arco e Parateca- Malhada, foi convidada para ser uma das painelistas no palco 03, que discutiu sobre "Povos indígenas e tradicionais: uma nova economia baseada em práticas ancestrais".

 

No evento, Pôrto pautou questões cruciais, especialmente a regularização fundiária dos territórios quilombolas. Ela compartilhou suas experiências e conhecimentos sobre bioeconomia a partir de práticas comunitárias que estão em desenvolvimento em Carinhanha.

 

O fórum contou também com a presença de autoridades internacionais, como Ban Ki-Moon, o 8º Secretário-Geral da ONU, o Muito Honorável Toni Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido e Irlanda do Norte, Ivan Duque, ex-presidente da Colômbia além de especialistas, profissionais de diversos setores ligados às novas economias, gestores públicos, empresários, organizações da sociedade civil e representantes de comunidades tradicionais estiveram reunidos, debatendo caminhos para um futuro sustentável na Amazônia.

 

O propósito principal da conferência foi ouvir as vozes das comunidades e suas propostas. Valéria Pôrto expressou o desejo de que essas propostas sejam não apenas ouvidas, mas também aceitas e incorporadas, particularmente pela indústria de mineração, para auxiliar na construção de políticas públicas e na efetivação dos direitos das comunidades. Ela enfatizou a importância da regularização fundiária e da reparação histórica como elementos centrais da discussão.

 

As discussões gerais dos painéis abrangeram temas como financiamento de novos modelos de negócios na região amazônica, a promoção da exploração sustentável no setor minerário e a construção de parcerias respeitosas entre empreendimentos e povos tradicionais. A presença de Carinhanha nesse cenário evidencia o compromisso do município com a busca por alternativas que respeitem a natureza e valorizem as comunidades que a habitam.



Autor: