Seminário aborda os desafios da Educação em meio à pandemia
21/01/2021

O Governo Unidos pelo Desenvolvimento, através da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Secretaria Estadual da Bahia, promoveu o “I Seminário Educação no contexto da pandemia da covid-19: Novos tempos, novas possibilidades”, nessa terça-feira (19). O evento virtual foi aberto para todos os professores e professoras da rede municipal de ensino e contou com as presenças da prefeita Chica do PT, secretário estadual de Educação da Bahia, Gerônimo Rodrigues, secretária de Educação de Carinhanha, Darlene Freitas, e dos professores Poliana Reis, Rosa Belém e Rainer Wendel.

O evento teve como objetivo apresentar algumas experiências exitosas de outros municípios em tempos de pandemia, onde os professores também tiveram a oportunidade de perceber que não estão sozinhos nesse contexto tão difícil, ou seja, que as ações para atenuar os desastrosos resultados da COVID-19 devem ser planejadas com muita seriedade.

O seminário foi aberto pela secretária municipal de Educação, Darlene Freitas, que agradeceu a presença de todos e enfatizou sobre os grandes desafios que teremos.  No entanto, ressaltou também sobre as possibilidades pedagógicas e as parcerias para enfrentarmos a crise na educação municipal. “Neste momento tão desafiador agradecemos à Secretaria do Estado pela colaboração e a disponibilidade em compartilhar de experiências tão fundamentais para reorganizarmos o nosso projeto educacional”, disse Darlene.

Ouvimos também a prefeita Chica do PT, que provocou a plateia com a seguinte pergunta: “Que educação queremos?” Chica foi muito incisiva sobre o conceito de educação e a preocupação em reconfigurarmos uma educação que foi tão sonhada por Paulo Freire, a educação popular que transcenda os muros da escola.

A fala do secretário Gerônimo, como sempre, foi bem didática e repleta de muita esperança. “Devemos ter um olhar mais voltado para o zelo, para a sensibilidade, priorizar a educação, mas priorizar em primeiro lugar a vida”, disse.

A atividade teve a duração de 90 minutos e foi transmitido pelo aplicativo Google Meet e contou com a importante participação dos palestrantes Poliana Reis, Rosa Belém Farias, Rainer Wendel. Todos pontuaram questões inovadoras relacionadas aos estudantes, educadores e comunidade escolar.

O professor Rainer Wendel fez um levantamento acerca da internet, a nível regional e estadual, que acirrou muito o contexto da desigualdade. Assim, revelou dados significativos que nos ajudará a planejar o ano letivo de 2021. Foram destacados alguns pontos fundamentais na fala dos professores palestrantes para repensarmos a educação municipal.

“A pandemia deixa alguns legados, embora alguns já existentes em outros ambientes, como os saberes populares, a alternância prolongada, escola/comunidade, comunidade/escola, novas ferramentas, ensino híbrido, entre outras experiências exitosas”, disse a professora Poliana.

Outro ponto relevante foi a fala da professora Rosa Belém, na qual ela destacou “a importância de um trabalho intersetorial, e nas possibilidades de se reinventar a escola, também de pensarmos em iniciativas e um trabalho pedagógico inovador que reconfigure a forma de ensinar e também de aprender, em respeitarmos o capital cultural dos alunos e da comunidade na qual a escola está inserida”.

Para o professor Rainer Wendel, o levantamento da situação em que se encontram os municípios é fundamental para avançarmos em um projeto educacional, que nos ajudará a planejar o ano letivo de 2021. Segundo ele, “o acesso à internet, a nível regional e estadual, acirrou muito o contexto da desigualdade”.

O evento foi encerrado com um sentimento de esperança e motivação, apontando novos caminhos para seguirmos com os trabalhos.

Autor: Áurea Belém