Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77)3485-2733

  • E-mail

    chicadoptcnn@gmail.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 14:00 horas.

    Praça Deputado Henrique Brito, 344, Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Educação
Semec realiza ‘Roda de Conversa’ para orientar educadores no retorno presencial às aulas
14/10/2021

 

Ações necessárias para a retomada das aulas presenciais no município nortearam o debate realizado na Roda de Conversa, evento promovido pela Prefeitura de Carinhanha, através de sua Secretaria de Educação. Em dois dias de muita troca de ideias e experiências, educadores e pessoal de apoio da Semec contribuíram para a construção desse novo momento da educação no município: a migração do remoto para o híbrido.  

 

A secretária da pasta, Darlene Rodrigues, trouxe um relato da importância dos alunos voltarem às escolas.

 

“Nós sabemos do empenho dos nossos professores e orientadores pedagógicos em promover o melhor ensino à distância possível aos nossos alunos e alunas, mas a educação precisa voltar ao formato presencial, principalmente para evitar a evasão escolar. Não podemos manter nossas crianças em casa sem as relações sociais, sem o apoio pedagógico, sem os profissionais da educação e sem o contato direto com a escola. Afinal, é nessas relações – com os colegas e os professores no ambiente escolar - que se dá o verdadeiro aprendizado”, defendeu a educadora.

 

A prefeita Chica do PT participou de todo o evento e elencou o que, a seu ver, é imprescindível para o período.

 

“Nesse momento, precisamos contar com professores ativos, dinâmicos e sensíveis para identificar, inclusive, a influência de questões familiares que possam prejudicar no aprendizado do nosso alunado. Nossos educadores precisam trabalhar a transversalidade, ajudando na formação do senso crítico em nossas crianças, e sempre buscar por inovação. Pois, esses meninos e meninas são o futuro de nosso município e somos nós os responsáveis em prepará-los para essa importante missão”, disse ela.

 

A Roda de Conversa, que aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro, foi realizada com intuito de auxiliar os profissionais da Educação na retomada às aulas presenciais, proporcionando orientação e motivação para o retorno à sala de aula e, para isso, contou com ricas explanações. Entre os palestrantes estavam o coordenador da Vigilância Sanitária, Eduardo Freitas; a secretária municipal de Educação, Darlene Rodrigues;  a professora Isabel Diva Ribeiro; os psicólogos Vinícius Lima e Ana Paula, e a própria prefeita de Carinhanha que também já foi professora no município.

 

A previsão é que a volta às aulas presenciais aconteça ainda neste mês de outubro, com a garantia de que todas as medidas protetivas serão seguidas à risca, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 



Autor: Paula Morena | Fotos: Raiume Belém