Saúde promove treinamento para atendimento pré-hospitalar
20/09/2022

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Carinhanha, condutores das ambulâncias do Hospital Municipal e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades de PSF da zona rural, participam nesta sexta, 23, e sábado, 24, de treinamento para atendimento pré-hospitalar. A formação é promovida pela Prefeitura Municipal de Carinhanha, por meio da Secretaria de Saúde e do 7° Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia.

O treinamento acontecerá das 8h às 18h e será dividido em duas partes: teórica no Polo Dona Carmen e prática na Praça do Cais e nas proximidades da Ponte Guimarães Rosa. A prática de nós e ancoragem em prancha, resgate com retirada de vítimas em locais de difícil acesso, uso de ferramentas de gerenciamento de incidentes, prática de remoção de vítimas com restrição de movimentos são alguns dos temas que serão abordados.

O secretário da Saúde de Carinhanha explicou porque o treinamento se estende para aos técnicos de enfermagem que atuam na zona rural e aos condutores. “Quando ocorrer uma emergência, eles terão conhecimento sobre como estabilizar o paciente até que chegue um resgate ou a unidade do SAMU”, destacou.

Já para equipe do SAMU, a formação é uma atualização do que é feito no dia a dia. “Vejo que este treinamento vai reforçar o que já fazemos na prática”, salientou a coordenadora da SAMU em Carinhanha, Morgana Viana.

Autor: Alice Coelho/ ASCOM Carinhanha