Defesa Civil
Reunião emergencial entre Prefeitura de Carinhanha e Sesab avalia impactos causados pelas chuvas na saúde da população
06/01/2022

As fortes chuvas no estado tem causado prejuízos materiais em várias cidades de região oeste. Carinhanha, que fica à margem do Rio São Francisco, registrou diversos alagamentos em comunidades da zona rural. Com isso, muitas famílias precisaram abandonar as suas casas e outas estão em alerta. O município já decretou situação de emergência devido as chuvas.

A situação vai além das perdas materiais, a saúde é um assunto que merece uma atenção especial, já que com essas águas podem aparecer doenças que podem causar sintomas graves na população.

Sobre esse assunto, foi realizada na manhã desta quinta-feira (06) uma reunião emergencial entre as equipes da Prefeitura de Carinhanha e da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), para tomada de decisões que amenizem os impactos causados pelos temporais.

A extensão do território rural do município é maior que 60%. O que exige uma demanda maior de pessoal, equipamentos, locais de apoio para famílias desabrigadas e recursos financeiros para atender a demanda da saúde e assistência social, principalmente.

Da parte da SESAB, junto  com  a prefeitura de Carinhanha, os trabalhos devem atender pacientes e pessoas que estejam com demandas urgentes de saúde,  pessoas que apresentarem doenças causadas pelas chuvas e também ações de saúde preventiva.

A reunião, que contou com a presença da prefeita Chica do PT, secretários municipais, Comissão da Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Epidemiológica e das técnicas da SESAB, possibilitou a avaliação  do cenário com os impactos causados pela chuva no município.

As informações apresentadas na reunião farão parte do relatório que será enviado ao Governo da Bahia, para que o município receba ajuda do estado para  atender a população atingida em Carinhanha.