Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77)3485-2733

  • E-mail

    chicadoptcnn@gmail.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 14:00 horas.

    Praça Deputado Henrique Brito, 344, Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Agricultura
Prefeitura Carinhanha capacita produtores sobre plantio intensivo da palma
14/05/2022

Nesta sexta-feira(13) foi realizado, no  espaço da Câmara de Vereadores de Carinhanha, um seminário sobre técnicas do cultivo intensivo da palma, onde o maior especialista em palma forrageira do Brasil, o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna, reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos com a planta, proferiu a palestra “Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma - TCIP”.

 

O evento foi  uma iniciativa da Prefeitura de Carinhnha, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa.


O evento contou com um grande público composto por moradores de diversas comunidades rurais, que   tiveram a oportunidade  conhecer todas as vantagens da inserção da palma como produto indispensável para o produtor e seu cultivo.

 

Por meio de uma palestra didática,   divertida  e com o uso de uma linguagem simples e leve, Paulo Suassuna, que é neto do escritor Ariano Suassuna, prendeu a atenção de todos, ao descrever a história de como a palma chegou ao Brasil e de como foi desenvolvida a técnica do seu cultivo intensivo. 
Suassuna salientou que a palma é uma excelente oportunidade de renda aos agricultores de pequenas propriedades rurais, principalmente do semiárido, por ser uma planta resistente e adequada à nossa região, precisando apenas de atenção e uso apropriado das técnicas de plantio.

 

Durante a capacitação, os produtores também tiveram a oportunidade de conhecer as diversas utilidades da planta – especialmente para forragem, que é o mais usual na região – e como se defender da praga cochonilha silvestre. Em um momento prático, também foi possível acompanhar o passo a passo técnico do sistema tecnológico de cultivo intensivo, desde a escolha da semente ideal até a colheita.

 

A prefeitura de Carinhanha tem adotado como prioridade os investimentos na agricultura familiar. Por isso, ações como a desta sexta-feira, que visam capacitar os trabalhadores, continuarão a acontecer, para que o agricultor possa ter mais oportunidades de melhorar a sua  renda e ajudar a desenvolver a economia da cidade, gerando assim mais inclusão produtiva, trabalho e renda.



Autor: Ascom