Membros do Comdema tomam posse em Carinhanha
28/10/2021

Na manhã desta quarta (27), foram diplomados os dez conselheiros titulares e dez suplentes do Comdema – Conselho Municipal de Meio Ambiente. A cerimônia de posse aconteceu no Polo Educacional Dona Carmem e contou com a presença do presidente da Câmara, Woshington Alves, vereadores Dardian Moreira, Juthai Pereira e Fábio Guerra, além de membros do governo e populares. Os diplomas foram entregues pela prefeita Chica do PT e o secretário de Meio Ambiente, Uendel Fábio.

“Carinhanha é um município privilegiado, pois está entre dois rios. A abundância de água, a flora rica do nosso cerrado e tantas espécies de animais e insetos dessa nossa caatinga exigem que sejamos mais responsáveis. Pois, a que mais é dado, mais é cobrado. Por isso, vamos cuidar do nosso meio ambiente e preservar toda essa riqueza para as gerações futura”, disse Chica.

O Comdema é uma ferramenta de gestão ambiental que atual localmente e tem por finalidade unir órgãos públicos, empresariado, políticos e organizações da sociedade civil na busca de soluções para o uso dos recursos naturais e para a recuperação de danos ambientais.

Esse conselho também promove a cidadania, democracia e o convívio sustentável com o meio ambiente, como nos contou o secretário da pasta.

“Além disso, esse órgão incentiva a criação de políticas públicas municipais de conservação ambiental e a ampliação e melhoria na gestão de áreas protegidas municipais e Unidades de Conservação, entre muitos outros benefícios”, explica.

Como atribuições do Comdema, Fábio citou alguns exemplos:

“Propor a política ambiental do município e fiscalizar o seu cumprimento; promover a educação ambiental; acompanhar a implementação de Unidades de Conservação municipais; receber e apurar denúncias feitas pela população sobre degradação ambiental; e outras mais.”

Autor: Paula Morena