Defesa Civil
Governo do Estado reconhece situação de emergência em Carinhanha
13/01/2022

O Governador da Bahia, Rui Costa, reconheceu de forma oficial a situação de emergência que passa o município de Carinhanha, através da expedição do decreto estadual nº 21.035 de 12 de janeiro de 2022. A publicação ocorreu no mesmo dia no Diário Oficial do Estado.

Nela o governador homologou o Decreto Municipal nº 180, de 28 de dezembro de 2021, da Prefeita Municipal, Chica do  PT, que declarou a Situação de Emergência em Carinhanha, considerando os danos decorrentes das chuvas intensas que estão a afetando as atividades econômicas e atingindo a população do Município. Considerando ainda as informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil – SUDEC.

Na homologação  o governador assegura que compete ao Estado preservar o bem-estar da população e, nesse sentido, adotar as medidas que se fizerem necessárias.

O prazo da situação de emergência é de 180 (cento e oitenta) dias, contando do dia 28 de dezembro de 2021.

Dados prévios da Defesa Civil do município, apontam que a situação provocada pelas chuvas deixou 105 famílias desabrigadas e desalojadas, além da perda de 10 mil litros de leite por dia e plantações. A SUDEC informa que o prejuízo com essas perdas atualmente está estimado em mais de 14 milhões e pode ser ainda maior.