Galinha caipira é tema de capacitação na Barra do Parateca
02/08/2022

Nesta terça-feira, 2, produtores rurais estiveram reunidos, na comunidade Barra do Parateca, em atividade promovida pela Prefeitura de Carinhanha, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento. O curso para o manejo da criação de galinha caipira, ministrado pela secretária de Agricultura de Carinhanha e engenheira agrônoma, Ivani Souza, aconteceu durante o dia todo, na Escola Municipalizada Francisco Pinto.

A formação faz parte do Capacita Rural, que visa promover qualificação para o agricultor e produtor rural do município. “A gente escolheu esta comunidade pela tradição da criação de aves e também porque tem um grupo de mulheres que já receberam um kit de 10 galinheiros que estão sendo construídos aqui, na comunidade, objetivando a produção de ovos”, destacou a secretária, Ivani Santos.

De acordo com a gestora, a capacitação inclui manejo sanitário, vacinação, alimentos e estratégias alternativas à ração, geração de novas aves, manuseio correto dos ovos, construção de galinheiros com reaproveitamento de materiais e outros temas relacionados. “Futuramente construiremos uma unidade classificadora de ovos no município e deste modo, as famílias poderão comercializar seu produto de forma legal, oferecendo qualidade e com benefícios à saúde humana”, relatou.

Para a produtora Daldite Maria da Silva, que já está construindo o seu galinheiro, a formação chega em bom momento. “Com essa explicação que estamos recebendo, acho que vai dar pra trabalhar. Começando agora do zero, a gente tem que colocar a mão na massa”, contou.

Durante este mês de agosto haverá mais duas formações sobre o tema: uma será na comunidade do Cheira Cabelo, no dia 16 e em Riacho do Capinão no dia 30.

Despertar para a responsabilidade do produtor rural

Enquanto os produtores estavam em formação, estudantes da escola Francisco Pinto assistiram palestra sobre agroecologia com a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura, Brisa Ribeiro de Lima.

Alessandra Leite do Nascimento, estudante do 9º ano, ouviu atentamente a palestra e um dos pontos que a jovem observou foi a respeito do compromisso na continuidade da atividade dos pais. “Dá pra gente ter a ideia que a responsabilidade está em nossas mãos. Gostei muito da parte sobre as plantações, adubo, remédios. Ela falou sobre a palhada, que a gente já faz lá em casa, deixando o solo com cobertura e a planta mais protegida. Assim a evolução é mais adequada”, relatou.

“Nosso intuito foi despertar a importância de serem filhos e sucessores desses agricultores e para que sejam responsáveis pelo trabalho que desenvolverão. Falamos sobre agroecologia, produção de alimentos saudáveis e técnicas de cultivo, adubação e compostagem com reaproveitamento de materiais”, completou a diretora, Brisa Ribeiro de Lima.

Fotos: Alice Coelho

Autor: Alice Coelho/ ASCOM Carinhanha