Agricultura
Formação inédita habilita novos agentes vacinadores contra brucelose em Carinhanha
16/09/2022

A Prefeitura Municipal de Carinhanha, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento, iniciou na quarta-feira, 14, como parte integrante do Capacita Rural, o Curso de Agente Vacinador para Brucelose. A formação é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e também do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa.

O curso, desenvolvido em duas etapas, teve parte teórica na Casa da Agricultura Familiar, na sede, e a parte prática, realizada em propriedades rurais de Carinhanha. O treinamento encerra nesta sexta-feira, 16.

“Carinhanha nunca teve a oportunidade de receber um curso como este, tão importante para capacitar nossos produtores. A Brucelose é uma doença muito perigosa e pode atingir o ser humano. Essa vacina deve ser aplicada com muito cuidado porque contém bactérias vivas, por isso só pode aplicar quem passa por esta formação”, destacou a secretária da Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento, Ivani Souza.

Para Janaina Menezes, que trabalha como designer de sobrancelhas, a experiência é uma inovação, uma forma de aprender uma nova profissão. “Eu nunca mexi com gado. Na minha família tem parentes que moram no campo, mas eu nunca morei. Está sendo melhor do que eu pensei, uma ótima experiência, uma novidade”, contou.

“É uma profissão que eles ganham. Após a formação, eles serão cadastrados na Adab para realizar vacina aqui na região de Carinhanha na prevenção desta doença”, reforçou o técnico da Adab e instrutor do Senar, João Pacheco. De acordo com o instrutor, a Brucelose é uma doença que ocasiona muitos prejuízos aos produtores rurais, levando os animais à óbito no final da gestação. A vacinação é obrigatória no Estado da Bahia e precisa ser feita de três a oito meses de idade do bovino.

Autor: Alice Coelho/ ASCOM Carinhanha