Saúde
Em Salvador, profissionais da saúde de Carinhanha participam do Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária
13/05/2022

O município de Carinhanha  esteve representado nesta quinta e  sexta-feira, 12 e 13 de maio, em Salvador, no Seminário Qualificação do Desempenho na Atenção Primária em Saúde (APS). Promovido pelo Ministério da Saúde, o encontro teve o objetivo de apoiar gestores de cidades na melhoria dos indicadores de desempenho no Programa Previne Brasil. Ou seja, Carinhanha e todos os municípios presentes foram  capacitados para que consigam obter o máximo de recursos para financiamentos das ações na APS e, consequentemente, ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

A abertura da programação contou  com a cerimônia do Programa Médicos pelo Brasil, programa ao qual Carinhanha fez adesão e foi  contemplada com dois profissionais que já estão trabalhando no município. Participaram da solenidade o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara; Alexandre Pozza, presidente da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (ADAPS), vinculada ao Médicos pelo Brasil, e Caroline Martins, diretora Técnica da ADAPS.

O Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) instituído em 2019. Ele leva em conta quatro componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde), incentivo financeiro com base em critério populacional e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde). A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Carinhanha foi representada pelo Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Barreto e por Vavá Dias, Diretor da Atenção Básica.

Autor: Ascom