Carinhanha debate agenda ambiental no CDS Velho Chico
20/09/2021

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Uendell Fábio, e a equipe do Departamento de Meio Ambiente participaram, na última quinta-feira (16), do 1° Seminário Territorial do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico. O tema do evento foi “O município e a Agenda Ambiental”.

A atividade aconteceu em Bom Jesus da Lapa e o debate se deu em torno do Programa Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), suas principais ações para o território e o apoio à estruturação da gestão municipal; a competência do município na política ambiental e a importância dos instrumentos de planejamento e de controle na gestão ambiental: licenciamento, fiscalização, plano municipal de meio ambiente e gestão participativa.

Segundo Uendell, a participação de Carinhanha no CDS Velho Chico e no GAC é fundamental para o fortalecimento da gestão ambiental no município.

“A questão ambiental sempre foi prioridade para a prefeita Chica do PT, e esse foi um dos principais motivos de Carinhanha ingressar no consórcio. O CDS Velho Chico veio pra unir o Estado, a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e, aqui na ponta, o município, em defesa do meio ambiente e de uma integração sustentável. Nossa economia advém dos rios, tanto na pesca quanto na irrigação. Por isso, precisamos conservá-los para continuarmos usufruindo deles e mantendo-os vivos para as próximas gerações”, discursou o secretário.

Autor: Secom